Direito mais simples, acessível e próximo de você

Lopes Domingues Advogados

Lopes Domingues Advogados / Artigos  / A importância da objetividade: Menos Palavras, Mais Resultados

A importância da objetividade: Menos Palavras, Mais Resultados

A dinâmica da comunicação mudou drasticamente com a era digital. O excesso de informação e a constante conectividade exigem mensagens diretas e objetivas. É tarefa cada vez mais desafiadora obter a atenção plena das pessoas.

O excesso de dados afeta a clareza mental e a capacidade de focar no essencial. Isso reforça a ideia de que a comunicação, para ser efetiva, precisa ser adaptada ao tempo das pessoas.

No mundo jurídico não é diferente. Advogados, juízes, promotores são pessoas também inseridas nas mudanças profundas vistas na comunicação.

A concisão se tornou habilidade essencial. Advogados que se comunicam eficazmente têm vantagem significativa para conquistar a atenção de juízes, clientes e pares. Mas muitos profissionais ainda não se deram conta disso.

Ainda é bastante comum encontrar ações judiciais com petições extensas, carregadas de expressões em latim ou jargões jurídicos, pouco objetivas, com conectores desnecessários no início de cada sentença – outrossim, ademais, importante destacar, data máxima vênia e por aí vai).

A atenção dispensada a determinada petição é proporcional à sua objetividade. O nível de concentração do magistrado, já sobrecarregado, é provavelmente prejudicado pela necessidade de decifrar argumentos confusos e redundantes. A probabilidade de pontos cruciais serem perdidos em meio à prolixidade é enorme.

Por outro lado, um texto conciso e bem estruturado, com argumentos claros e objetivos, facilita a compreensão e a persuasão. O leitor absorve a informação de forma rápida e eficiente. A mensagem ganha força e impacto.

Concisão não significa superficialidade, mas sim capacidade de sintetizar informações relevantes. É conseguir escrever somente o que é necessário à construção da tese, sem permitir que pontos menos importantes diminuam a compreensão geral do texto.

Os benefícios da concisão vão além do processo. Clientes valorizam advogados que se comunicam de forma simples e objetiva. A concisão também economiza tempo e recursos.

Se a comunicação eficaz sempre foi importante, depois das mudanças comportamentais trazidas pela era digital, o domínio da linguagem, a capacidade de síntese e clareza da mensagem se tornaram elementos indispensáveis do bom comunicador.

Quais as suas estratégias para uma comunicação jurídica mais concisa? Compartilhe sua opinião nos comentários e marque um colega que precisa ler isso! #DireitoDigital #ComunicaçãoJurídica #Advocacia

https://www.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-da-objetividade-menos-palavras-mais-s%C3%A9rgio-mirisola-soda-eflwf/?trackingId=EoxdqpnYR8qqOyyGNtCIXw%3D%3D

No Comments

Post a Comment